SUSTENTABILIDADE

Cooperativas de Maceió recolhem mais de 1.900 toneladas de recicláveis em 2025

Ações evitam descarte irregular e contribuem para a preservação ambiental na capital alagoana

Publicado em 29/12/2025 às 13:00
Cooperativas de Maceió recolhem mais de 1.900 toneladas de recicláveis em 2025, fortalecendo a coleta seletiva.

A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) registrou, em 2025, o recolhimento de 1.915 toneladas de materiais recicláveis em Maceió. Esse resultado foi alcançado graças à parceria com cinco cooperativas: Coopvila, Cooplum, CoopMundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes, fundamentais para a coleta seletiva na cidade.

Atualmente, essas cooperativas realizam a coleta seletiva porta a porta em mais de 50 mil residências, evitando que resíduos sejam descartados de forma irregular e contribuindo para a proteção do meio ambiente.

Além da coleta domiciliar, as cooperativas também atuam no recolhimento de recicláveis nos 32 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), distribuídos em vias e praças estratégicas de Maceió.

Segundo o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, o órgão tem intensificado ações para ampliar os serviços e aumentar o volume de resíduos recolhidos. "Temos realizado atividades de educação ambiental e de recolhimento de recicláveis. Queremos expandir esse trabalho e obter resultados ainda mais expressivos. Assim, reduziremos o descarte irregular e seguiremos preservando o meio ambiente", destacou.

O volume de recicláveis recolhido em 2025 superou em 12% o total registrado em 2024. Com a continuidade das ações de educação ambiental e da coleta seletiva, a Alurb espera ultrapassar esses números anualmente, promovendo também a geração de renda para as 170 famílias de cooperados.

Foto: Walisson Vieira/Ascom Alurb
Foto: Walisson Vieira/Ascom Alurb

Recicla Maceió

Entre as iniciativas que impulsionaram a coleta seletiva na capital está o Recicla Maceió. O projeto percorre bairros com baixa adesão à coleta seletiva, promovendo atividades de educação ambiental e coleta de recicláveis. As visitas orientam moradores sobre a importância da separação correta dos resíduos e reforçam a responsabilidade de cada cidadão. Quem adere à iniciativa recebe um adesivo em sua residência, identificando o compromisso com a coleta seletiva.