Ações da Prefeitura de Maceió reduzem impactos das chuvas em 2025
Mais de 30 córregos limpos e 11 mil toneladas de resíduos retirados das vias e canais
Com as fortes chuvas que atingiram Maceió em 2025, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) intensificou os trabalhos para minimizar riscos e transtornos provocados pelos ventos e pelo volume de água. Entre as principais ações, destacam-se a limpeza de diversos canais urbanos, a prevenção de alagamentos e a poda de árvores em áreas de risco.
No início do ano, a Alurb reforçou a limpeza dos canais para se antecipar ao período chuvoso. Em mais de 30 córregos espalhados pela cidade, equipes equipadas com máquinas retiraram aproximadamente 11.500 toneladas de resíduos, incluindo barro e materiais descartados irregularmente, como recicláveis e objetos inservíveis.
A Alurb também ampliou as ações de poda e supressão de árvores, focando na prevenção de acidentes. As equipes atuaram em grotas, barreiras e áreas consideradas de risco, além de atender emergências relacionadas a quedas. Desde janeiro, foram realizadas mais de 9.700 intervenções em árvores que representavam perigo para as comunidades.
Orla marítima
Apesar do reforço na limpeza dos canais, ainda foi registrada grande quantidade de lixo descartado irregularmente, que acabou sendo levado pelas águas pluviais até a orla marítima. Para manter as praias limpas e organizadas, a Alurb trabalhou em regime ininterrupto, recolhendo mais de 9 toneladas de resíduos na faixa de areia ao longo de toda a orla durante o ano.
Ecoboats
O trabalho de limpeza da orla contou com o apoio dos Ecoboats, embarcações equipadas para coletar lixo flutuante nos ecossistemas lagunares e marítimos. Utilizando braços hidráulicos e redes, os Ecoboats recolheram 459 toneladas de resíduos nas praias e na Lagoa Mundaú ao longo de 2025.

