Atos vende operações na América Latina para a brasileira Semantix
Transação inclui unidades em seis países e faz parte do plano global de reestruturação da Atos.
O grupo francês de tecnologia Atos assinou um acordo vinculativo para vender suas operações na América do Sul à brasileira Semantix, conforme comunicado divulgado na sexta-feira (26).
Os ativos envolvidos empregam cerca de 2,8 mil profissionais distribuídos entre Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Peru.
A conclusão da transação está prevista para os próximos meses, após o cumprimento de todas as condições de fechamento, segundo o comunicado.
Se a venda for concluída, o atual diretor da Atos América do Sul, Nelson Campelo, assumirá o cargo de CEO da Semantix. Já Leonardo Santos Poça D'Água, fundador e atual CEO da Semantix, passará a ser presidente executivo do grupo, com foco em estratégia de longo prazo e inovação.
De acordo com a Atos, a venda integra o plano de transformação denominado "Genesis", que busca retomar o crescimento sustentável e a rentabilidade do grupo, priorizando suas principais geografias e ativos, como soluções e serviços de inteligência artificial (IA), nuvem e segurança.
“A aquisição, uma vez concluída, expandirá o portfólio da Semantix e criará uma das maiores provedoras de serviços e tecnologia de IA e dados corporativos da América do Sul”, afirma o comunicado. “Após a consolidação das duas operações, a Semantix se beneficiará de uma base de clientes ampliada na região e de uma presença operacional fortalecida.”
Os detalhes financeiros da venda não foram divulgados.
Por volta das 8h10 (horário de Brasília), as ações da Atos subiam 4,43% na bolsa de Paris.