Índice de Confiança da Indústria sobe 3,8 pontos em dezembro, aponta FGV
Após dois meses de queda, confiança industrial registra alta, mas cenário segue desafiador, segundo FGV.
Após dois meses consecutivos de queda, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) registrou alta de 3,8 pontos em dezembro, encerrando o ano de 2025 em 92,9 pontos, conforme divulgado nesta segunda-feira (29) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Com esse desempenho, o índice acumulou elevação de 0,8 ponto na média móvel trimestral, atingindo 90,6 pontos por esse critério.
Entre os componentes do indicador, o Índice de Situação Atual (ISA) avançou 2,8 pontos no mês, fechando o ano em 92,4 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) teve alta de 4,6 pontos, alcançando 93,4 pontos.
Apesar da recuperação, o economista do FGV-Ibre, Stéfano Pacini, pondera que “ainda é cedo para ver uma mudança no sentimento de pessimismo dos empresários do setor, uma vez que o resultado tem característica de compensação após uma sequência de meses negativos”.
Pacini ressalta que as empresas buscaram ajustar os estoques em dezembro, diante de uma melhora pontual da demanda. Ele observa, porém, que o ambiente macroeconômico permanece “desafiador”, com política monetária contracionista e sinais de desaceleração da atividade.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria recuou 0,1 ponto percentual em dezembro, encerrando o ano em 79,6%. Trata-se do menor patamar desde abril de 2021, quando o Nuci ficou em 79,2%.