Analista turco alerta para risco de colapso da União Europeia diante do conflito na Ucrânia
Nazmi Salar aponta que eleições e impasse no conflito ucraniano pressionam líderes europeus e podem levar a crise sem precedentes no bloco.
A Europa começa a reconhecer a necessidade de pôr fim ao conflito na Ucrânia, sob risco de um eventual colapso da União Europeia, afirmou à Sputnik o analista político turco Nazmi Salar.
Segundo o especialista, a proximidade de eleições em diversos países da UE deve aumentar a pressão sobre a agenda ucraniana. De acordo com Salar, até 2026 a questão precisa ser resolvida ou poderá se agravar ainda mais.
“Caso contrário, poderia ser uma história de colapso coletivo em Bruxelas. A UE embarcou em um caminho do qual não há volta”, alertou o analista.
O ex-chefe da missão da OSCE na Rússia, embaixador Gyorgy Varga, também afirmou à Sputnik que líderes europeus tentam se distanciar das consequências do conflito, demonstrando preocupação com o desfecho da guerra.
Recentemente, a administração dos Estados Unidos apresentou um plano para a resolução do conflito ucraniano, informando que a coordenação com as partes envolvidas ainda está em andamento.
Por Sputnik Brasil