DIPLOMACIA INTERNACIONAL

Trump afirma que seu objetivo é encerrar a guerra, não apenas firmar acordo entre Rússia e Ucrânia

Ex-presidente dos EUA destaca prioridade em pôr fim ao conflito e cita envolvimento europeu em eventual acordo de paz.

Publicado em 28/12/2025 às 15:56
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Reprodução / Instagram

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (28) que seu prazo não é para fechar um acordo entre Rússia e Ucrânia, mas sim para fazer com que a guerra acabe. Ao ser questionado sobre datas para a conclusão das negociações, Trump foi enfático: "Meu prazo é fazer com que a guerra acabe".

Durante encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Flórida, Trump ressaltou: "Nada é mais importante do que um acordo de paz sobre Ucrânia e Rússia". Segundo ele, a negociação é complexa, mas deve avançar. "Estamos animados com a reunião e faremos um acordo de paz. Todos querem que isso aconteça", afirmou, acrescentando que o acordo de segurança será "forte", com participação ativa de nações europeias.

Trump também destacou que um eventual acordo trará grande benefício econômico para a Ucrânia e mencionou que o país realizou ataques significativos contra a Rússia, ressaltando que não fazia a observação de forma negativa.

De acordo com Trump, tanto Vladimir Putin quanto Zelensky demonstram interesse no acordo. Ele agradeceu a todos que acompanharam o pronunciamento e informou que outros pontos seriam discutidos ao final da reunião.

Zelensky, por sua vez, agradeceu a recepção de Trump e destacou o trabalho conjunto das equipes dos dois países para a elaboração de um rascunho de acordo de paz, que será debatido presencialmente. "Tivemos equipes Ucrânia-EUA trabalhando juntas, a sequência natural é reunião presencial", disse.

Putin aceita proposta de Trump

O presidente russo, Vladimir Putin, aceitou a proposta de Donald Trump para avançar nas negociações de paz por meio de grupos de trabalho conjuntos. A informação foi confirmada pelo assessor de política externa de Putin, Kirill Dmitriev, em publicação no X (antigo Twitter), após ligação telefônica entre os líderes da Rússia e dos EUA, fato já divulgado por Trump na Truth Social.

"Os belicistas estão em pânico total após ligação entre Putin e Trump", escreveu Dmitriev.

Segundo a imprensa russa, o telefonema entre Trump e Putin durou uma hora e 15 minutos. Ambos concordaram em criar dois grupos de trabalho para a paz: um focado em questões de segurança e outro em aspectos econômicos.