Acessuas Trabalho amplia acesso a cursos e oportunidades em Maceió
Programa já beneficiou 1.480 pessoas com capacitação e inclusão no mercado de trabalho
Em 2025, usuários do Programa Acessuas Trabalho tiveram a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) de Maceió, em parceria com o Senai.
Essas iniciativas representam uma excelente oportunidade para aprender uma profissão, se qualificar e ingressar no mercado de trabalho. Ao todo, 1.480 pessoas assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centros Pops), Serviço de Acolhimento para migrantes Waraos e outras instituições de Maceió participaram de oficinas voltadas para inclusão no mundo do trabalho.
Dessas, 1.160 pessoas realizaram cursos profissionalizantes nas áreas de auxiliar administrativo, confeitaria, costureiro sob medida, mecânico de motocicletas, padeiro, mecânico de refrigeração e eletricista, todos ofertados pelo Senai. O programa também promoveu mais de 200 oficinas voltadas para a inclusão produtiva desses usuários.
O jovem Raikkonen Ângelo, de 16 anos, foi um dos destaques do Acessuas Trabalho em 2025. Após concluir o curso de padeiro, ele foi selecionado para disputar a Olimpíada de Padaria do Senai, representando Alagoas em uma competição nacional e conquistando o quarto lugar. Raikkonen chegou a ser personagem de uma reportagem de TV contando sua trajetória na confeitaria.

"Eu não imaginava que pudesse chegar até aqui, ao ponto de participar de uma competição nacional, representando Alagoas. Estou muito feliz e realizado com todo suporte que recebi do Acessuas. Não faltou passagem, alimentação, nada. O que tenho a dizer é aconselhar que as pessoas aproveitem essa oportunidade de conhecimento que pode mudar a realidade da sua vida", destacou o jovem.
Em Maceió, o Acessuas Trabalho desenvolve atividades como mapeamento de vagas de trabalho, preparação de currículos, oficinas sobre comportamento em entrevistas, identificação de habilidades, encaminhamentos para cursos de qualificação (com transporte e lanche garantidos) e direcionamento para vagas no mercado de trabalho, priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas inscritas no Cadastro Único e outros grupos prioritários.