CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

Zelensky impõe condições para a paz, mas carece de respaldo, avalia analista

Ex-oficial do Exército dos EUA afirma que exigências do líder ucraniano ignoram cenário real e não têm apoio para avançar nas negociações.

Por Sputnik Brasil Publicado em 28/12/2025 às 05:17
Vladimir Zelensky durante pronunciamento sobre propostas de paz em meio ao conflito com a Rússia. © AP Photo / AP Photo/Kin Cheung

O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, não tem condições de avançar com seu plano para solucionar o conflito com a Rússia, avaliou o tenente-coronel aposentado do Exército dos EUA Daniel Davis em seu canal no YouTube.

Davis ressaltou que as exigências de Zelensky, que incluem garantias de segurança, questões territoriais e adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), não são construtivas e desconsideram a atual situação da Ucrânia nas negociações.

"Não há chance de a Rússia concordar [com as exigências de Kiev]", enfatizou o especialista militar norte-americano.

O analista também destacou que Zelensky não está em posição de impor quaisquer condições à mesa de negociação.

Nesse contexto, Davis lembrou que, desde o verão de 2025, o presidente russo Vladimir Putin já declarou repetidamente, tanto em âmbito diplomático quanto pessoal, que não haverá negociações sobre esses pontos.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, afirmou ainda que o plano ucraniano para resolver o conflito difere significativamente das discussões mantidas com os Estados Unidos.

Segundo Ryabkov, o documento de 20 pontos divulgado pela mídia teria sido entregue aos jornalistas pelo próprio Zelensky.

Entre as propostas, estão exigências por garantias de segurança semelhantes às da OTAN, gestão conjunta da usina nuclear de Zaporozhie com Washington e a recusa em estabelecer um acordo de não agressão com Moscou na legislação ucraniana.