Simulação computacional revela processos próximos a buracos negros
Novo modelo combina supercomputação e dados astronômicos para desvendar fenômenos extremos nas vizinhanças dos buracos negros.
As fronteiras dos buracos negros são consideradas uma das regiões mais caóticas do Universo: a matéria ali simultaneamente cai em direção ao horizonte de eventos e é expelida na forma de poderosos jatos e explosões de radiação, segundo a ScienceDaily.
No entanto, prever o comportamento desses sistemas sempre foi um desafio. Diferentemente de modelos anteriores, os cientistas agora abandonaram pressupostos simplificadores, antes necessários devido a limitações computacionais.
Utilizando dois supercomputadores de última geração, a equipe combinou observações astronômicas com dados sobre a rotação dos buracos negros e a estrutura de seus campos magnéticos. Isso permitiu a criação de um modelo que leva em conta, simultaneamente, a teoria geral da relatividade de Einstein, a física do plasma, a magnetoidrodinâmica e o transporte de radiação.
Esses avanços abrem caminho para uma compreensão mais precisa dos fenômenos extremos que ocorrem nas proximidades dos buracos negros.
Por Sputnik Brasil