Calor intenso e pancadas de chuva marcam a previsão para o réveillon no Brasil
Última semana do ano será de altas temperaturas em todo o país, com possibilidade de chuvas isoladas em diversas regiões durante a virada.
O réveillon será marcado por calor intenso na maior parte do Brasil, mas há previsão de pancadas de chuva em diferentes regiões. Segundo a Defesa Civil de São Paulo, as temperaturas seguem acima da média devido a um bloqueio atmosférico, dificultando a atuação de sistemas meteorológicos, especialmente no Sudeste.
Na sexta-feira, 26, o Inmet registrou em São Paulo temperatura máxima de 36,2°C, a maior para um mês de dezembro em 64 anos, desde 1961. O recorde foi registrado na estação Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. No dia anterior, Natal, a cidade já havia registrado o dia mais quente do ano, com 35,9°C, marca superada na sexta-feira.
Para a última semana do ano no Sudeste, a previsão indica dias de sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde, que podem se transformar em temporais, principalmente no interior de São Paulo, no sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, além do interior e da região serrana do Rio de Janeiro.
No dia da virada, o avanço de uma frente fria, aliado a condições favoráveis em níveis mais altos da atmosfera, mantém a chance de pancadas rápidas entre a tarde e a noite, segundo a Climatempo.
No Sul, a semana será de calor e sol, mas há risco de temporais no norte do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Na noite do réveillon, pode chover fraco no litoral e ocorrer pancadas isoladas em Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba.
No Centro-Oeste, o calor predomina, com máximas acima de 30°C e pancadas isoladas de chuva. Na virada, Goiás terá maior probabilidade de chuva, enquanto Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ter céu parcialmente nublado.
No Nordeste, o calor intenso permanece, com pancadas isoladas no interior e tempo firme no litoral, favorecendo as celebrações na noite do dia 31.
Na região Norte, a previsão é de sol com pancadas de chuva à tarde, principalmente no interior, com risco de temporais no sul do Pará, centro-oeste do Amazonas, Rondônia e Acre. O Amapá segue com chuvas frequentes. No réveillon, o sol predomina, com pancadas rápidas no fim da tarde.