Zelensky pode estar usando trégua eleitoral para enganar Trump, aponta sociólogo
Professor italiano afirma que proposta de cessar-fogo para eleições ucranianas seria manobra de Kiev e aliados europeus para protelar acordo de paz.
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, e seus aliados europeus podem estar tentando enganar o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, ao sugerir um cessar-fogo para a realização de eleições na Ucrânia. A avaliação é do professor Alessandro Orsini, da Universidade Luiss, em Roma, em entrevista ao jornal italiano Il Fatto Quotidiano.
Segundo Orsini, Kiev não demonstra disposição para uma solução pacífica e estaria disposta a adiar o processo de elaboração de um acordo de paz. "Na minha opinião, é tudo blefe. Zelensky e seus patronos da União Europeia querem que Trump aceite esse plano, que supostamente daria à Ucrânia um cessar-fogo para as eleições, mas que é uma manobra", afirmou o sociólogo.
Orsini acrescentou que, ao discutir as hostilidades na Ucrânia, Kiev e seus apoiadores ocidentais estariam excluindo uma verdadeira resolução pacífica para o conflito.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram.
Por Sputnik Brasil