Operação Barricada Zero remove mais de 6,5 mil toneladas de bloqueios no Rio
Ação conjunta entre forças estaduais e municipais liberou mais de 1,5 mil ruas do controle do crime organizado na Região Metropolitana.
A Operação Barricada Zero, realizada no estado do Rio de Janeiro entre 24 de novembro e 22 de dezembro, liberou aproximadamente 810 quilômetros de vias e devolveu a circulação em mais de 1.555 ruas anteriormente controladas pelo crime organizado.
A ação foi coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI-RJ), em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, secretarias estaduais e prefeituras, e resultou na retirada de 6.594,5 toneladas de barricadas na região metropolitana.
“A Barricada Zero é uma ação firme do Estado para devolver às pessoas o direito básico de ir e vir. Cada via liberada representa menos poder para o crime e mais segurança para a população. Estamos reafirmando que nenhum território ficará sob domínio de criminosos. Qualquer tentativa de resistência ou reinstalação de bloqueios será enfrentada com rigor, inclusive com uma visita do Bope”, afirmou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
A operação concentrou esforços em desmontar estruturas complexas erguidas por facções criminosas, que impediam o acesso do poder público e a prestação de serviços essenciais.
O município de São Gonçalo foi o mais impactado, com a remoção de 3.144 toneladas de materiais. Somente no bairro Jardim Catarina foram retiradas 2.050 toneladas de entulho, vigas metálicas e outros obstáculos de grande porte.
Além de São Gonçalo, destacam-se a cidade do Rio de Janeiro, com 1.284 toneladas removidas, e Duque de Caxias, que totalizou 868 toneladas de entulho retiradas.
Estagiária sob supervisão da jornalista Tâmara Freire*