SP bate recorde de calor para dezembro em 64 anos; Rio marca 41°C
Termômetros devem continuar elevados durante esta sexta-feira
A cidade de São Paulo registrou a temperatura mais alta para um mês de dezembro nos últimos 64 anos ao atingir 35,9°C na última quinta-feira (25), enquanto o Rio de Janeiro teve máxima de 41°C, e a previsão indica que os termômetros devem continuar elevados nesta sexta (26) no Sudeste e em diversas regiões do país.
A capital paulista atingiu 35,9°C às 16h, segundo medição feita no Mirante de Santana, na zona norte da cidade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Outros municípios paulistas também sofreram com a temperatura extrema, e o governo do estado recomendou a redução do consumo de água diante da queda nos reservatórios. Enquanto isso, a Defesa Civil divulgou um alerta para a onda de calor, válido até as 18h desta sexta.
Já no Rio de Janeiro, os termômetros chegaram a 41°C na tarde de ontem, e muitas pessoas permaneceram nas praias da zona sul até a madrugada desta sexta.
Diante dessa situação, a prefeitura carioca colocou a cidade no nível 3 de calor, em uma escala que vai até 5. Já o Inmet divulgou um alerta laranja de perigo para os estados do Sudeste e parte do Paraná, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul.