Zelensky agradece a Witkoff e Kushner após diálogo sobre guerra na Ucrânia
Presidente ucraniano destaca conversa construtiva com enviados dos EUA e reforça busca por soluções reais para o conflito com a Rússia.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, expressou gratidão em publicação na rede X após uma "conversa muito boa" realizada nesta segunda-feira (data local) com Steve Witkoff, enviado especial da Casa Branca, e Jared Kushner, genro do ex-presidente americano Donald Trump.
"Agradeço a eles pela abordagem construtiva, pelo trabalho intensivo e pelas palavras gentis e saudações de Natal ao povo ucraniano", afirmou Zelensky na postagem.
O líder ucraniano enfatizou que os três estão "trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana" para pôr fim à guerra da Rússia contra a Ucrânia, destacando a importância de que todos os documentos e ações sejam "realistas, eficazes e confiáveis".
"Segurança real, recuperação real e paz real são o que todos nós precisamos – Ucrânia, Estados Unidos, Europa e todos os parceiros que nos ajudam. Espero que os entendimentos de Natal de hoje e as ideias que discutimos se mostrem úteis", completou Zelensky.
Na mesma publicação, Zelensky informou ainda que o secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, deve manter novo diálogo ainda hoje com Witkoff e Kushner. "Acreditamos que esta é a abordagem certa: não perder um único dia ou uma única oportunidade que possa aproximar o resultado", concluiu.