SAÚDE MENTAL

Teleterapia já realizou mais de 200 mil atendimentos psicológicos em Maceió em 2025

Serviço on-line garante acompanhamento psicológico contínuo e gratuito à população

Publicado em 25/12/2025 às 09:00
Equipe de psicólogos realiza atendimentos virtuais gratuitos pela Teleterapia em Maceió. Allan Cesar Secom Maceió

Com o objetivo de ampliar o acesso ao cuidado em saúde mental, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) expandiu a oferta de atendimentos psicológicos virtuais. Lançada em julho deste ano, a Teleterapia é uma iniciativa inovadora que oferece assistência gratuita à população que necessita de suporte psicológico.

O programa proporciona escuta acolhedora, gratuita e segura, com suporte psicológico imediato, sem necessidade de encaminhamento prévio. Desde sua implantação, já foram registrados 273.902 atendimentos psicológicos no sistema, e atualmente 1.127 pacientes permanecem em terapia continuada. O serviço conta com uma equipe de 50 psicólogos para atendimentos virtuais, representando um avanço significativo na promoção da saúde mental em Maceió.

“Cuidar da saúde mental é indispensável. Sinto-me muito grato por contar com uma equipe empenhada em levar esse serviço a quem precisa, a qualquer hora, todos os dias da semana, com profissionais altamente qualificados”, destacou Claydson Moura, secretário municipal de Saúde.

A Teleterapia foi viabilizada com recursos oriundos de emenda parlamentar do então senador e atual vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha. O serviço atende pessoas de todas as idades: adultos com ansiedade e depressão, jovens em fase de escolha profissional, mulheres sobrecarregadas, pessoas em luto, em processo de separação ou que desejam se conhecer melhor, tudo de forma gratuita.

Identificada como “Ana Paula” para preservar o sigilo, uma das primeiras usuárias do serviço relata que, inicialmente, tinha dúvidas sobre a efetividade do acompanhamento, mas decidiu buscar ajuda. Enfrentando depressão e sofrimento mental profundo, Ana foi atendida quase imediatamente pela equipe da teleterapia.

“Já no primeiro momento, fiquei muito à vontade com o profissional que me atendeu. Através dos exercícios que fui incentivada a fazer pelo psicólogo, estou mais centrada, conseguindo ver as coisas com mais clareza e de forma mais racional. Ainda tenho muito para evoluir, mas estou no caminho certo e com a assistência adequada”, relata a usuária.

Acesso à Teleterapia

O atendimento é realizado on-line, com agendamento pelo site teleterapia.org.br ou pelo WhatsApp do Sistema Pronto! (82 3312-5492). Após um cadastro inicial, o usuário passa por triagem com psicólogo ou assistente, que define o plano terapêutico. O acompanhamento inclui reavaliações contínuas e, quando apropriado, alta terapêutica, sempre monitorando o progresso do paciente.

Além do atendimento virtual, os usuários podem utilizar cabines digitais equipadas para teleatendimento, atualmente disponíveis no PAM Salgadinho.