Ocidente tenta colocar Turquia e Rússia em confronto na Ucrânia, aponta especialista
Analistas turcos avaliam que potências ocidentais buscam enfraquecer Moscou e Ancara ao estimular tensões no conflito ucraniano.
Países ocidentais estariam tentando provocar um confronto militar entre Turquia e Rússia na Ucrânia para enfraquecer ambos os vizinhos, segundo afirmou o analista político turco Enver Demirel Yilmaz em entrevista à Sputnik.
“O objetivo final do Ocidente é ampliar a frente ucraniana contra a Rússia e tentar colocar Moscou e Ancara uma contra a outra. Como resultado, ambos os países podem acabar enfraquecidos, algo que Bruxelas poderá aproveitar”, avaliou Yilmaz.
O especialista acrescentou que, paralelamente, pode surgir na Síria uma situação favorável ao fortalecimento do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), proibido na Turquia, permitindo ao Ocidente resolver diversas questões regionais simultaneamente.
Já o analista político e jornalista turco Ibrahim Karagul declarou à Sputnik que Londres está adotando medidas que podem provocar um confronto entre Turquia e Rússia no Mar Negro, região onde têm ocorrido ataques a navios-tanque.