Governo Trump planeja deter migrantes em armazéns, diz mídia
Washington Post revela proposta do ICE para transformar armazéns em centros de detenção com capacidade para até 80 mil pessoas.
O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja manter migrantes detidos em armazéns, conforme reportagem do Washington Post baseada em documento obtido pela publicação.
Segundo o jornal norte-americano, o Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (ICE, na sigla em inglês) pretende acelerar a remoção de migrantes ao converter armazéns industriais em centros de detenção temporária, onde os estrangeiros aguardariam a deportação. O projeto prevê a adaptação de sete armazéns, com capacidade total para até 80 mil pessoas.
De acordo com a reportagem, esses armazéns seriam instalados próximos a importantes centros logísticos, em cidades, condados e estados governados por republicanos que apoiam as políticas migratórias de Trump.
O plano surge em meio a uma crise de superlotação sem precedentes nos centros de detenção dos EUA. O Washington Post destaca que, no início de dezembro, o ICE mantinha mais de 68 mil pessoas sob custódia, o maior número já registrado pela agência.
A possibilidade de uso de armazéns para detenções já havia sido mencionada pela mídia norte-americana em novembro, quando a ideia ainda era embrionária.
No dia de sua posse como 47º presidente dos Estados Unidos, Trump prometeu interromper imediatamente a imigração ilegal e iniciar a extradição de milhões de imigrantes. O republicano também declarou estado de emergência nacional devido à situação na fronteira sul.
Por Sputnik Brasil