ASSISTÊNCIA SOCIAL

Centros POPs realizam mais de 200 mil atendimentos em Maceió em 2025

Dados abrangem o período de janeiro a novembro deste ano

Publicado em 24/12/2025 às 14:00
Centros POPs em Maceió superam 200 mil atendimentos e ampliam ações para população em situação de rua em 2025. Allan Céssar/ Secom Maceió

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes) intensifica ações para pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo políticas públicas e oferecendo espaços de desenvolvimento aos usuários. Um dos principais equipamentos é o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), voltado para jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua.

Atualmente, Maceió conta com três Centros POPs, localizados nos bairros Centro, Levada e Benedito Bentes, que oferecem serviços socioassistenciais a pessoas em situação de rua, risco e vulnerabilidade social. A escolha estratégica dos bairros busca garantir atendimento nos pontos com maiores índices de vulnerabilidade da capital.

De acordo com levantamento da Diretoria de Proteção Social Especial, entre janeiro e novembro de 2025 foram realizados 212.264 atendimentos nas três unidades, com oferta de assistência social, higiene, alimentação, atividades educativas e encaminhamento para outras políticas públicas municipais.

Ao longo de 2025, os Centros POP desenvolveram diversas ações integradas em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Educação, Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, além da Autarquia de Limpeza Urbana.

Dentre as iniciativas, destacam-se atividades temáticas em datas comemorativas, ações de combate a diferentes tipos de violência, o projeto de leitura e o incentivo ao acesso ou retorno à sala de aula, beneficiando usuários por meio da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Atualmente, cerca de 30 alunos participam das aulas, realizadas de terça a sexta-feira nos três equipamentos.

Os estudantes recebem certificado de conclusão e encaminhamento para unidades de ensino municipais, promovendo transformação social por meio da educação. Além disso, os usuários têm acesso a cursos profissionalizantes pelo programa Acessuas Trabalho.

As unidades também passaram por melhorias estruturais, como a mudança do Centro POP 1 para um novo prédio, com mais espaço, conforto e segurança, ampliando a capacidade de atendimento à população que necessita dos serviços socioassistenciais.

Centro Especializado em Assistência Social

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública destinada ao atendimento de famílias e pessoas em situação de risco social ou com direitos violados. Oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), além de Abordagem Social e atendimento a pessoas com deficiência, idosos e suas famílias. Também realiza o serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto para jovens autores de atos infracionais.

Além de orientar e encaminhar cidadãos para serviços de assistência social ou demais políticas públicas do município, o Creas oferece informações, orientação jurídica, apoio no acesso à documentação pessoal e incentiva a mobilização comunitária. Segundo a Semdes, entre março e novembro, foram registrados 354 atendimentos.

Quem pode ser atendido

Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, como vítimas de violência física, psicológica ou negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar por medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia, entre outras violações de direitos.