Ações da Vigilância Sanitária fortalecem proteção e qualidade dos serviços em Maceió
Em 2025, órgão promoveu 200 capacitações, apreendeu 30 toneladas de alimentos impróprios e interditou 26 estabelecimentos
Buscando minimizar riscos à saúde da população e atuando de forma educativa junto aos empreendimentos de Maceió, a Vigilância Sanitária municipal (Visa) intensificou, ao longo de 2025, ações para intervir em problemas sanitários e assegurar mais qualidade de vida aos consumidores.
Entre as iniciativas, destacam-se capacitações para diversos setores, fiscalizações rotineiras, apreensão de alimentos inadequados para consumo e interdições de estabelecimentos que descumpriam normas sanitárias.
Somente em 2025, a Visa realizou 200 capacitações em Boas Práticas Sanitárias, alcançando cerca de 16 mil pessoas em segmentos como hotéis, pousadas, lanchonetes, restaurantes, panificações, pizzarias, bares, depósitos de bebidas, sushis, laboratórios, clínicas, consultórios, escolas, faculdades e funerárias.
Durante as fiscalizações sanitárias deste ano, foram apreendidas aproximadamente 30 toneladas de alimentos perecíveis e não perecíveis, estragados e impróprios para o consumo.
"O objetivo da Visa é garantir produtos e serviços seguros e de qualidade. Para isso, contamos com a colaboração da população, que tem apoiado e reconhecido nosso trabalho. Já avançamos muito, mas ainda há muito a fazer, pois educar para o consumo consciente é um processo contínuo", destaca o chefe especial da Visa, Airton Santos.
O órgão também realizou 26 interdições de estabelecimentos em 2025, incluindo cozinhas de buffet, hamburguerias, laboratórios, sushis, farmácias, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias.
"Agradecemos por um ano de muito trabalho e avanços nas condições sanitárias dos estabelecimentos de Maceió. Isso só foi possível pelo empenho da equipe e pelo apoio da gestão JHC, que nos proporciona autonomia para agir", conclui Airton Santos.