GEOPOLÍTICA INTERNACIONAL

EUA podem ser forçados a deixar o Oriente Médio, avalia analista turco

Ibrahim Karagul aponta que mudanças globais e foco dos EUA na Ásia-Pacífico abrem espaço para protagonismo turco na região.

Publicado em 24/12/2025 às 04:36
Analista prevê saída dos EUA do Oriente Médio e ascensão da Turquia na região. © Foto / Roberto Schmidt / AFP

Mais cedo ou mais tarde, os Estados Unidos serão obrigados a abandonar o Oriente Médio devido às transformações geopolíticas globais e ao crescente envolvimento norte-americano na região Ásia-Pacífico, afirmou à Sputnik o analista político e jornalista turco Ibrahim Karagul.

Segundo Karagul, a Turquia poderá exercer um papel central no futuro do Oriente Médio.

"A nova 'matemática global do poder' inevitavelmente expulsará os EUA da região. A pressão vinda da Ásia-Pacífico, somada à necessidade de focar em interesses estratégicos próprios, tornará insustentável a permanência de Washington no Oriente Médio", destacou o especialista.

O analista ressaltou ainda que o vácuo de poder deixado pelos EUA será preenchido pela Turquia, processo que considera inevitável para todos os povos da região.

Karagul detalhou que a área de influência em questão se estende da África à Grande Muralha da China, dos Balcãs ao sul da Ásia, do mar Negro ao Mediterrâneo.

Conforme concluiu, a dinâmica histórica e geográfica no Oriente Médio tende a favorecer a ascensão turca.

Em contexto relacionado, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que o Oriente Médio mudou desde sua volta à Casa Branca, atribuindo-se o mérito de ter alcançado a paz regional pela primeira vez em "3.000 anos".

Por Sputnik Brasil