POLÍTICA INTERNACIONAL

EUA anunciam sanções para privar Maduro e cartel de recursos

Representante americano na ONU afirma que medidas visam enfraquecer financiamento de Maduro e do Cartel de Los Soles, considerados ameaças internacionais.

Publicado em 23/12/2025 às 19:55
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Marcelo Camargo / Agência Brasil

Os Estados Unidos comunicaram à ONU nesta terça-feira, 23, que irão impor e aplicar sanções "na máxima extensão" para privar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de recursos.

O representante dos EUA na ONU, Mike Waltz, afirmou que Maduro é fugitivo da justiça americana e chefe do Cartel de Los Soles. "De fato, Maduro e seu regime roubaram a eleição, e a comunidade internacional tem as provas", acrescentou Waltz.

Segundo o diplomata, as sanções visam cortar o acesso de Maduro aos recursos utilizados para financiar o cartel, que Washington classifica como organização terrorista estrangeira, juntamente com o grupo Tren de Aragua.

"A realidade da situação é que petroleiros sancionados operam como a principal linha econômica de vida para Maduro e seu regime ilegítimo. Maduro é responsável pelo tráfico — usando esses recursos e usando esses lucros — tanto para os EUA quanto para a Europa", destacou Waltz.

A administração de Donald Trump já vinha conduzindo, há meses, uma campanha contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas na costa venezuelana e no Pacífico da América Latina, incluindo novas ameaças de ataques em território venezuelano.