ENTRETENIMENTO

Cansado dos mesmos filmes e séries de sempre? Veja uma lista de 5 streamings do Sul Global

Por Sputinik Brasil Publicado em 23/12/2025 às 19:43
© Divulgação

A Sputnik Brasil compilou uma lista de cinco streamings fora do eixo ocidental que oferecem conteúdos originais e narrativas próprias de seus países.

No cotidiano, é comum imaginar a Netflix, o Amazon Prime ou o Disney Plus como opções de streaming. Seja para ver um filme ou acompanhar uma série, estas tendem a ser as mais comuns. Outras existem para públicos diferentes e interesses nichados, como o Crunchyroll – para fãs de animes e outras animações asiáticas – ou o MUBI – focado em cinema de arte e filmes independentes.

A Sputnik Brasil separou uma lista de cinco plataformas de streaming fora do eixo ocidental, focadas em produção local e narrativas próprias. As plataformas listadas podem ser acessadas mesmo fora do respectivo país, dando uma oportunidade para o espectador conhecer um pouco mais da cultura de cada lugar e, até mesmo, do próprio Brasil.

Kinopoisk (Rússia)

A Rússia conta com o Kinopoisk – "busca de cinema", em russo – como um dos streamings mais populares do país. A princípio, era um banco de dados on-line de filmes e séries similar ao IMDb. Com o tempo, evoluiu e hoje oferece uma biblioteca de filmes, séries, desenhos e programas de TV russos.

A plataforma inclui produções originais como "O Último Ministro" (Последний министр), uma comédia ácida sobre um ministro e sua equipe em situações absurdas de corrupção burocrática, e "Crime e Castigo" (Преступление и наказание), uma adaptação do clássico de Fiódor Dostoiévski para um contexto moderno em São Petersburgo.

China Zone (China)

A China aparece com China Zone, disponível gratuitamente no Brasil com conteúdos já legendados para diversas línguas, incluindo o português. A plataforma tem foco internacional e é voltada para um público de fora do país, chegando no Brasil em 2022 pela CB Mídia.

O catálogo da China Zone inclui novelas, séries, filmes, documentários e animações que mostram tanto a cultura tradicional quanto a contemporânea chinesa. Em destaque, estão "Os Três Corpos" (三体), uma série de ficção-científica baseada no romance "O Problema dos Três Corpos", de Liu Cixin, e "Noiva do General" (将军在上 / 将军的女人), um drama histórico-romântico que mistura estética tradicional com linguagem contemporânea.

Aha (Índia)

Na Índia, há o streaming Aha, voltado para conteúdo em Telugo e Tamil – duas línguas regionais do sul do país. Foi criado para um público que não se vê plenamente representado nas grandes plataformas como Netflix ou Amazon Prime, que priorizam produções em hindi ou conteúdo internacional.

Séries recomendadas pela Sputnik Brasil são "3 Roses", um drama feminino contemporâneo sobre três mulheres comandando uma agência de publicidade em uma indústria dominada por homens, e "Sam Jam", um talk show sucesso de audiência com celebridades do cinema Telugu.

Showmax (África do Sul)

Pegando o lugar do principal streaming da África do Sul e um dos mais relevantes do continente africano, o Showmax é citado como o equivalente regional da Netflix, apresentando conteúdo com uma identidade africana muito forte. A plataforma opera em dezenas de países na África, como Nigéria, Quênia e Gana, dando mais espaço a produções africanas, tanto em conteúdo quanto linguagem e temas.

Produções importantes da plataforma são "The Wife", uma série dramática inspirada em romances populares sul-africanos, e "Blood & Water", um drama juvenil ambientado na elite de Cape Town, África do Sul. Temas abordados são tensões sociais, identidade racial, conflitos culturais, entre outros.

Tela Brasil (Brasil)

Fechando a lista, o Brasil também oferece serviços de streaming além do popular Globoplay. O Tela Brasil é voltado para difusão do cinema brasileiro, uma iniciativa pública oferecendo gratuitamente à população conteúdo audiovisual como filmes independentes, produções fora do circuito comercial, obras premiadas de festivais e outras produções de diversidade regional.

O catálogo é rotativo, mas na data de publicação dessa matéria estão "Sete Cortes de Cabelo no Congo", um documentário sobre imigrantes da República Democrática do Congo no subúrbio do Rio de Janeiro, e "Não Falo com Estranhos", um curta-metragem sobre a história de um homem que prefere viver dentro de si aventuras que nunca iria viver.