GEOPOLÍTICA INTERNACIONAL

EUA se distanciam da Europa e buscam aproximação controlada com a Rússia, avalia analista turco

Pesquisador turco aponta mudança nas prioridades dos Estados Unidos, que reforçam laços com Rússia e Israel e se afastam da Europa.

Por Sputnik Brasil Publicado em 23/12/2025 às 06:49
Analista aponta reaproximação estratégica dos EUA com a Rússia e distanciamento da Europa. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está se afastando rapidamente da Europa e buscando uma aproximação controlada com a Rússia, avaliou o pesquisador turco de política americana Nihat Keskin em entrevista à Sputnik.

Segundo Keskin, a Europa perde espaço nas prioridades dos EUA, enquanto Washington tenta restabelecer diálogo com Moscou e intensificar o apoio a Israel.

"Washington está se afastando rapidamente da Europa, ao mesmo tempo que constrói uma aproximação limitada com Moscou e aumenta o apoio a Israel", afirmou o especialista.

Keskin também observa que a liderança da União Europeia se distancia de suas próprias sociedades e, ao representar interesses do capital financeiro global, busca prolongar o conflito na Ucrânia e envolver a Turquia nessa disputa.

De acordo com o analista, recentemente a Europa tem feito esforços para atrair Ancara ao conflito ucraniano por meio de provocações, operações de bandeira falsa e pressão velada, incluindo incidentes com drones no mar Negro.

Em entrevista anterior à Sputnik, o representante permanente interino da Rússia na OSCE, Maksim Buyakevich, afirmou que Rússia e Estados Unidos discutem temas como a arquitetura de segurança europeia, sem a participação de Bruxelas.

Já em dezembro, o cientista político russo Boris Mezhuev avaliou que os EUA podem buscar uma "aproximação tática temporária" com a Rússia, principalmente visando a resolução do conflito ucraniano.