Sem mandato e foragido: Moraes determina retomada de processo contra Ramagem por danos ao patrimônio no 8 de janeiro
Ação estava suspensa devido à imunidade parlamentar, mas voltou a tramitar após a Câmara declarar a perda do mandato do ex-deputado
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a retomada imediata do processo contra o ex-deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) referente aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A decisão foca nos crimes supostamente praticados após a diplomação dele como parlamentar.
A ação estava parcialmente paralisada devido à imunidade prevista na Constituição. No entanto, com a decisão da Mesa Diretora da Câmara de declarar a perda do mandato de Ramagem, o bloqueio jurídico caiu.
O que volta a valer?
Agora, a Justiça analisará as acusações de:
- Dano qualificado contra o patrimônio da União (com violência e grave ameaça);
- Deterioração de patrimônio tombado.
Moraes já marcou uma audiência de instrução (videoconferência) para o dia 5 de fevereiro de 2026 para ouvir testemunhas e interrogar o réu.
Situação do Réu
Vale lembrar que o processo seguiu normalmente para os crimes considerados anteriores à diplomação. Por eles (golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático e organização criminosa), Ramagem já foi condenado a mais de 16 anos de prisão. Segundo o STF, o ex-parlamentar está foragido e fora do país. Se condenado nesta nova etapa, sua pena poderá aumentar.