Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
The National Interest ressalta exclusividade dos Su-30SM e Su-35S, únicos da quarta geração com tecnologia avançada de manobrabilidade.
Os caças russos Su-30SM e Su-35S, classificados como geração 4++, permanecem como os únicos representantes da quarta geração equipados com empuxo vetorado (TVC, na sigla em inglês), conforme destaca a revista The National Interest ao ressaltar as capacidades singulares dessas aeronaves.
O empuxo vetorado é uma tecnologia que permite à aeronave manipular a direção do empuxo dos motores, facilitando o controle de altitude e da velocidade angular.
Segundo o artigo, "as únicas aeronaves com um sistema de empuxo vetorado que não pertencem à quinta geração são os Su-30SM/Su-35S".
O Su-30SM é equipado com motores AL-31FP, capazes de alterar o vetor de empuxo em até 15 graus no plano vertical. Já o Su-35S utiliza motores AL-41F-1S, também aptos a variar o vetor de empuxo.
Esse controle é possível graças ao giro do bocal do motor, permitindo que a aeronave realize manobras em grandes ângulos de ataque, impossíveis para caças com motores convencionais, segundo a publicação.
Anteriormente, a estatal russa Rosoboronexport informou que os caças Su-35 superam outros aviões de quarta geração em combates aéreos de curta distância, devido à sua alta manobrabilidade.
Por Sputnik Brasil