ASTRONOMIA

Sinais iniciais de vida extraterrestre podem indicar sociedades em declínio, aponta estudo

Astrônomo sugere que primeiros sinais detectados de vida alienígena tendem a ser de civilizações instáveis, devido à intensidade dos sinais.

Publicado em 22/12/2025 às 02:22
Estudo sugere que primeiros sinais de vida alienígena podem vir de sociedades em declínio. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Sinais iniciais de vida extraterrestre podem ser indício de sociedades instáveis, segundo estudo recente. Uma hipótese proposta pelo astrônomo David Kipping sugere que o primeiro sinal detectado de uma civilização alienígena provavelmente será extremo e atípico — possivelmente originado de uma sociedade em declínio — devido aos vieses que nos fazem captar primeiro os sinais mais intensos no cosmos.

Há décadas, a humanidade especula sobre como seria o primeiro contato com alienígenas, tema amplamente explorado no cinema, com cenários que vão de invasões hostis a civilizações avançadas tentando se comunicar com humanos, passando por seres benevolentes ou exploradores excêntricos. No entanto, esses modelos podem estar distantes da realidade.

Pesquisas recentes indicam que tais narrativas dificilmente refletem como um contato real aconteceria. Isso ocorre não só pela improbabilidade desses cenários, mas também porque o motivo que levaria outra espécie a nos contatar influenciaria profundamente o tipo de sinal emitido.

Fonte: Sputinik Brasil