Vladimir Putin participa de cerimônia de entrega do Prêmio da Paz Leo Tolstoy
Presidentes do Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão são homenageados por avanços na paz na Ásia Central
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participou nesta semana da cerimônia de entrega do Prêmio da Paz Leo Tolstoy, destacando a importância da cooperação entre os países da Ásia Central.
Durante o evento, foram homenageados o presidente do Quirguistão, Sadyr Zhaparov, o presidente do Tajiquistão, Emomali Rahmon, e o presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoev, reconhecidos por sua significativa contribuição pessoal para o fortalecimento da paz e da segurança na região.
"Como é sabido, um evento verdadeiramente histórico ocorreu em 31 de março deste ano na antiga cidade tadjique de Khujand: o Tratado sobre o Ponto de Junção das Fronteiras Nacionais dos Três Estados, bem como a Declaração de Amizade Eterna. Graças à vontade política, à sabedoria e à visão dos líderes dos três países, um longo período de incerteza em relação às questões de fronteira foi finalmente superado", afirmou Putin ao entregar os prêmios.
O reconhecimento reforça o papel estratégico dos acordos fronteiriços para a estabilidade e a cooperação na Ásia Central.
Por Sputnik Brasil