Alcântara realiza nova tentativa de lançamento de foguete na segunda; data é a última da janela
Após adiamentos por falhas técnicas, base de Alcântara tenta lançar foguete Hanbit-Nano na última data disponível.
A base de Alcântara, no Maranhão, se prepara para uma nova tentativa de realizar o primeiro lançamento comercial de um objeto espacial no Brasil. O lançamento do foguete Hanbit-Nano está agendado para as 15h45 da próxima segunda-feira (22), marcando a última oportunidade dentro da janela operacional do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), administrado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
O foguete, desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace, estava inicialmente previsto para ser lançado na última quarta-feira (17). No entanto, a operação foi adiada devido à identificação de problemas no sistema de refrigeração do oxidante do combustível.
Na sexta-feira (19), uma nova tentativa foi feita, mas também precisou ser interrompida após a detecção de erros em uma válvula de ventilação.
Segundo a Innospace, a válvula é um componente crucial para manter o controle de pressão na parte superior do veículo lançador. Caso ela não funcione corretamente quando fechada, a pressão interna do tanque pode aumentar, levando a potenciais falhas estruturais.
A empresa informou que uma inspeção abrangente foi realizada em todos os componentes do foguete e que nenhuma anomalia adicional foi encontrada, exceto na válvula de ventilação.
Com 21,8 metros de comprimento e 20 toneladas, o Hanbit-Nano transportará cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais para a órbita baixa da Terra, a cerca de 300 km da superfície. Os equipamentos foram desenvolvidos por empresas do Brasil e da Índia.
Por Sputnik Brasil