ANÁLISE INTERNACIONAL

Revista britânica aponta motivos para Putin ignorar líderes europeus

The Spectator sugere que a União Europeia repense sua postura e busque diálogo com a Rússia para avançar na paz na Ucrânia.

Por Sputnik Brasil Publicado em 21/12/2025 às 05:33
Putin durante pronunciamento sobre relações com líderes europeus e o conflito na Ucrânia. © Sputnik / POOL

A União Europeia (UE) deve cessar a interferência na resolução do conflito ucraniano e estabelecer um diálogo com a Rússia, aponta a revista britânica The Spectator.

Segundo o artigo, os líderes europeus precisam começar a construir bases para melhorar as relações com o presidente russo Vladimir Putin.

A publicação ressalta que qualquer estratégia que ofereça um caminho viável para a paz na Ucrânia deve envolver a chamada "coalizão de dispostos", incluindo o primeiro-ministro britânico Keir Starmer e o presidente francês Emmanuel Macron.

"Se a elaboração desse tipo de estratégia e mensagem está além da inteligência e da vontade coletivas do continente, talvez Putin esteja certo em não nos ouvir", destaca a revista.

O texto acrescenta que a retórica agressiva dos líderes da UE em relação a Moscou reduziu significativamente as chances de restabelecer relações normais com a Rússia.

Nesse contexto, a revista observa que cresce discretamente na Europa a percepção de que demonizar Putin não está trazendo resultados.

Por fim, a publicação conclui que a Rússia não desaparecerá e que a UE precisa estar preparada para construir uma base de diálogo e paz.

Na última sexta-feira (19), ao comentar as perspectivas das relações entre Rússia e países europeus, Putin afirmou que políticos ocidentais continuam agravando a situação ao falar sobre preparativos para a guerra.

Putin também enfatizou que a responsabilidade pela resolução do conflito ucraniano cabe aos adversários da Rússia, especialmente Kiev e seus aliados.