CÚPULA DO MERCOSUL

Presidente do Paraguai compara Mercosul a 'noivo no altar'

Santiago Peña critica demora na assinatura do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia durante encontro em Foz do Iguaçu.

Por Sputinik Brasil Publicado em 20/12/2025 às 20:38
Santiago Peña critica impasse no acordo Mercosul-União Europeia durante cúpula em Foz do Iguaçu. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Durante a 67ª Cúpula do Mercosul, realizada neste sábado (20) em Foz do Iguaçu (PR), o presidente do Paraguai, Santiago Peña, comparou o bloco sul-americano a um "noivo no altar". A declaração foi feita ao criticar a prolongada espera pela assinatura do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

A expectativa era de que o acordo fosse formalizado durante o evento, após ter sido adiado a pedido dos europeus no início do mês. O otimismo cresceu com o anúncio, feito na última quarta-feira (17) pelo Parlamento Europeu, de um entendimento para proteger os agricultores europeus de uma abertura excessiva — um dos últimos entraves à negociação.

No entanto, a assinatura não ocorreu na cúpula, mantendo as negociações em aberto e frustrando as expectativas dos países do Mercosul.