Milei exige apoio do Mercosul para reivindicação argentina sobre as Ilhas Malvinas
Presidente argentino cobra respaldo dos países do bloco na disputa com o Reino Unido pelas ilhas do Atlântico Sul.
O presidente da Argentina, Javier Milei, cobrou nesta segunda-feira o apoio dos países do Mercosul à reivindicação argentina sobre as Ilhas Malvinas, atualmente sob domínio britânico.
Durante a cúpula realizada em Foz do Iguaçu, Milei afirmou: "Solicito mais uma vez o apoio permanente e inabalável do Mercosul aos direitos soberanos da República Argentina sobre as Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul, Ilhas Sandwich do Sul e as áreas marítimas adjacentes, ocupadas ilegalmente pelo Reino Unido desde 1833".
Milei também destacou que seu governo busca estabelecer um novo modelo para enfrentar tanto a questão das Malvinas quanto outros desafios internos. "Se a experiência nos ensinou algo, é que o protecionismo, a burocracia e a complacência nos mergulharam na estagnação. A Argentina já decidiu romper com esse modelo falido e caminhar rumo a um país onde produzir, comercializar e competir não dependam do Estado ou de regulamentações absurdas", afirmou.
Em 2025, a Argentina garantiu o apoio do Comitê Especial da ONU para a Descolonização em relação ao status colonial das Ilhas Malvinas.