UE envia carta a Lula reafirmando desejo de acordo com Mercosul
Lideranças europeias destacam compromisso com assinatura do acordo em janeiro, apesar de adiamento na cúpula de Foz do Iguaçu.
Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira, 19, as lideranças da União Europeia reafirmaram o compromisso de assinar o acordo de parceria com o Mercosul em janeiro.
"Gostaríamos de transmitir o nosso firme compromisso de proceder à assinatura do Acordo de Parceria UE-Mercosul e do Acordo Comercial Provisório no início de janeiro", afirma o documento, assinado pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa, e pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A União Europeia lamentou que a assinatura não possa ocorrer durante a cúpula deste sábado, 20, em Foz do Iguaçu. O adiamento, segundo a carta, deve-se à "finalização de procedimentos internos necessários no Conselho para autorizar o ato oficial". Os líderes europeus garantem, contudo, que trabalham ativamente para concluir essas etapas sem demora.
Costa e von der Leyen também expressaram gratidão pela liderança e pelo compromisso pessoal de Lula com a relação entre os dois blocos. Os acordos são considerados fundamentais para o fortalecimento dos laços políticos, econômicos e estratégicos entre as regiões.