Petrobras fecha acordo com Bahiagás e acelera retomada da Fafen-BA
Contrato garante fornecimento de gás canalizado para reativação da unidade em Camaçari; produção deve ser retomada em janeiro de 2026
A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), situada em Camaçari, está na fase final de manutenção, segundo a Petrobras. Para viabilizar a retomada das operações, prevista para janeiro de 2026, a estatal firmou um contrato com a Bahiagás para o fornecimento de gás canalizado. O acordo prevê o transporte diário de 1,2 milhão de metros cúbicos de gás natural, por dutos, destinado à planta.
De acordo com William França, diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, a reativação da unidade amplia o portfólio da empresa e oferece uma alternativa rentável para o consumo do gás natural produzido no Brasil.
A unidade será dedicada à produção de amônia, ureia perolada e ARLA-32, sendo o gás natural matéria-prima essencial para a fabricação desses produtos.
O investimento previsto para a retomada da Fafen-BA é de R$ 38 milhões, voltado para garantir a condição de operação da unidade.
O comissionamento da planta, atualmente em andamento, contempla o alinhamento das utilidades — como nitrogênio, ar comprimido e água de refrigeração — para viabilizar os testes dos sistemas e equipamentos.
A unidade conta ainda com os Terminais Marítimos de Amônia e de Ureia, localizados no Porto de Aratu, em Candeias (BA), para a movimentação dos produtos.
Sob a gestão de Magda Chambriard, a Petrobras tem buscado se posicionar como parceira estratégica do agronegócio brasileiro.
Com a retomada das operações na Bahia, Sergipe e Paraná, a estatal prevê atender 20% da demanda nacional de fertilizantes nitrogenados a partir do próximo ano.