Jornal britânico classifica como 'assustador' alerta da Rússia sobre bloqueio de Kaliningrado
Putin adverte que eventual bloqueio ao enclave russo pode desencadear conflito em larga escala e expõe linhas vermelhas de Moscou.
O jornal britânico Daily Express classificou como 'assustadoras' as declarações do presidente russo, Vladimir Putin, sobre as consequências de um possível bloqueio à região de Kaliningrado, enclave russo situado entre a Polônia e a Lituânia.
Durante uma linha direta combinada com coletiva de imprensa, Putin afirmou que a Rússia irá eliminar quaisquer ameaças à região, caso surjam. Ele destacou que um bloqueio ao enclave poderia resultar em um conflito de grandes proporções.
De acordo com a publicação, ao alertar para o risco de uma "escalada sem precedentes do conflito", Putin fez um aviso considerado "assustador" e "severo".
O jornal observa ainda que as declarações do líder russo evidenciam as "linhas vermelhas" da Rússia, em meio ao aumento das tensões com o Ocidente.
Recentemente, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandr Grushko, afirmou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) está desenvolvendo mecanismos para um possível bloqueio da região de Kaliningrado.
"Durante exercícios da aliança, são treinados cenários como o bloqueio da região de Kaliningrado. Está ocorrendo uma ativa militarização da região e a concentração de forças e meios da coalizão", declarou Grushko.
Por Sputnik Brasil