Trump diz que ataque a redutos do Estado Islâmico na Síria foi bem-sucedido
Presidente dos EUA afirma que ação retaliou morte de soldados americanos e destaca acordos econômicos e eleitorais em discurso
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o ataque a redutos do Estado Islâmico (ISIS) na Síria, ordenado por sua administração, foi "muito bem-sucedido". "Atingimos todos os alvos perfeitamente e estamos restaurando a paz através da força", declarou Trump em discurso na noite de sexta-feira, 19, na Carolina do Norte.
Trump reiterou que a ofensiva foi realizada em retaliação às mortes de dois soldados do Exército norte-americano, vítimas de um ataque terrorista na região central da Síria no último sábado, 13. "Atingimos os bandidos do ISIS na Síria que estavam tentando se reagrupar após sua dizimação pela administração Trump", completou.
Durante sua fala, o republicano voltou a atribuir a si mesmo a resolução de conflitos na região, afirmando ter "criado a paz no Oriente Médio" a partir do acordo em Gaza e de um suposto acordo nuclear com o Irã.
Tarifas e farmacêuticas
O presidente também reforçou que "tarifa" é sua palavra preferida e relatou ter ameaçado impor taxas para pressionar grandes farmacêuticas americanas a reduzirem os preços dos medicamentos no país, conforme já havia anunciado em coletiva na Casa Branca.
"Tínhamos preços que eram 10 vezes mais altos do que os cobrados em Londres, Paris e outros lugares", afirmou, citando quedas de até 600% nos preços de remédios graças ao novo acordo.
Segundo Trump, a negociação envolveu aumentos nos preços de medicamentos em países europeus e advertiu que, caso recusassem o ajuste, seriam alvo de tarifas para exportação de todos os seus produtos aos Estados Unidos, citando a França como exemplo.
Eleições legislativas
Com a aproximação das eleições legislativas de 2026, Trump criticou os democratas e declarou que "todos os estados governados por democratas são um fracasso". Durante o evento, chamou aliados ao palco, que exaltaram sua administração.