SAÚDE E CIDADANIA

Pam Salgadinho oferece prótese mamária externa a mulheres mastectomizadas

Serviço está disponível há mais de 25 anos e garante uma prótese por ano para cada mulher cadastrada

Publicado em 20/12/2025 às 09:00
Entrega de prótese mamária externa no Pam Salgadinho auxilia mulheres mastectomizadas em Maceió. Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) disponibiliza, há mais de 20 anos, próteses mamárias externas para mulheres que passaram por mastectomia. O atendimento é realizado no Bloco O do Pam Salgadinho, onde também são oferecidas consultas com mastologista para triagem e avaliação das pacientes.

A prótese mamária externa tem como objetivo restaurar a simetria, o conforto, a confiança e a autoestima da mulher. Geralmente confeccionada em silicone, a prótese preenche o espaço no sutiã adaptado, proporcionando peso e mobilidade semelhantes aos de uma mama natural, o que contribui para um dia a dia mais confortável e natural.

De acordo com Natália Holanda, coordenadora de Órteses e Próteses do Pam Salgadinho, cerca de 10 pacientes são atendidas semanalmente pelo serviço. “Ao chegar ao local com toda a documentação, a paciente realiza o cadastro e tem a consulta com a mastologista agendada para avaliação. Após a triagem médica, inicia-se o processo para a dispensação da prótese mamária”, explica.

Para solicitar a prótese, a usuária deve comparecer ao Bloco O de Órtese e Prótese do Pam Salgadinho com a documentação exigida: duas cópias do exame histopatológico pós-cirurgia, que orienta o uso da prótese, além de duas cópias do RG, CPF e comprovante de residência. O atendimento ocorre às terças-feiras.

Natália Holanda informa ainda que o serviço oferece próteses em tamanhos que variam do um ao doze. “No momento do atendimento, realizamos o cadastro da paciente, que já sai com a consulta com a mastologista marcada. Após a avaliação médica, a usuária retorna para receber a prótese mais adequada ao seu perfil. É garantida a entrega de uma prótese por ano para cada mulher cadastrada”, ressalta.