ARQUEOLOGIA

Restos de templo solar de 4.500 anos são descobertos no Egito

Escavações em Abu Ghurab revelam estruturas e artefatos dedicados ao deus do Sol, Ra, e evidenciam práticas religiosas do Antigo Egito.

Publicado em 20/12/2025 às 02:32
Arqueólogos revelam restos de templo dedicado ao deus do Sol Ra em Abu Ghurab, Egito. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Arqueólogos egípcios descobriram os restos de um templo do Sol com cerca de 4.500 anos em Abu Ghurab, a aproximadamente 16 quilômetros ao sudoeste do Cairo.

O templo, construído em homenagem ao deus do Sol Ra, foi localizado durante uma nova etapa de escavações iniciadas em 2024. Os trabalhos retomam pesquisas iniciadas em 1901 pelo egiptólogo alemão Ludwig Borchardt, interrompidas à época pelo alto nível das águas subterrâneas.

Entre os achados, destacam-se os restos de um pórtico com colunata e blocos de pedra que trazem um calendário de eventos religiosos, mencionando festividades dedicadas a divindades como Sokar e Min. Essas festas eram parte fundamental da vida dos antigos egípcios.

Segundo especialistas, os blocos encontrados representam um dos mais antigos exemplos conhecidos de calendários públicos.

Fonte: Sputnik Brasil