ECONOMIA INTERNACIONAL

Diretor do Fed defende flexibilização da política monetária para apoiar empregos

Stephen Miran alerta para riscos no mercado de trabalho e sugere cortes preventivos de juros nos EUA

Publicado em 19/12/2025 às 17:51
Federal Reserve Depositphotos

O diretor do Federal Reserve (Fed), Stephen Miran, afirmou nesta sexta-feira, 19, que flexibilizar a política monetária é "muito importante" para apoiar o mercado de trabalho. "Se não cuidarmos do mercado de trabalho, vamos entrar em um lugar ruim em 2026", declarou em entrevista à Fox Business, ao comentar os resultados do índice de preços ao consumidor (CPI) divulgados na quinta-feira. Segundo Miran, a inflação está no caminho certo.

O diretor destacou que o mercado de trabalho já apresenta sinais de arrefecimento há anos e defendeu cortes preventivos nas taxas de juros. "A política monetária deve ser voltada para o futuro, não para o passado", enfatizou. Miran também comentou que a demanda estrangeira está impulsionando as stablecoins.

Questionado sobre sua permanência no Fed, Miran afirmou que a decisão caberá ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caso haja uma vaga disponível em janeiro.

Stephen Miran ocupa um mandato tampão no banco central norte-americano, com término previsto para janeiro de 2026, após a renúncia de Adriana Kugler ao cargo.

Foto: https://depositphotos.com/