CÚPULA DO MERCOSUL

Presidentes de Argentina, Paraguai e Uruguai confirmam presença em encontro do bloco

Líderes dos países fundadores e representantes de Estados Associados participam da 67ª Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu neste sábado

Publicado em 19/12/2025 às 16:24
O presidente da Argentina, Javier Milei. © AP Photo / Eraldo Peres

Além do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes da Argentina, Javier Milei; do Paraguai, Santiago Peña; e do Uruguai, Yamandú Orsi, confirmaram presença na 67ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, marcada para sábado (20), em Foz do Iguaçu. A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.

Com isso, todos os chefes de Estado dos países fundadores do bloco econômico estarão presentes no evento. A Bolívia, que teve sua adesão formalizada em agosto de 2024 e é o mais novo Estado Parte do Mercosul, será representada pelo ministro das Relações Exteriores, Fernando Aramayo Carrasco.

Entre os sete Estados Associados, cinco já confirmaram participação: Chile (com o ministro das Relações Exteriores), Colômbia (com o Coordenador Nacional para o Mercosul), Equador (com o Encarregado de Negócios), Panamá (com o presidente) e Peru (com o diretor da Secretaria de Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores e Coordenador Nacional). Guiana e Suriname ainda não confirmaram presença.

Também está confirmada a participação do secretário-geral da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), entidade que reúne 13 países membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Durante a 67ª Cúpula do Mercosul, o Brasil deve transferir a Presidência Pro Tempore do bloco para o Paraguai.