IMIGRAÇÃO NOS EUA

Trump suspende programa de sorteio de green cards após ataque envolvendo beneficiário

Decisão foi motivada pelo envolvimento de cidadão português, contemplado pelo programa, em tiroteios em universidades americanas.

Publicado em 19/12/2025 às 09:57
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou nesta quinta-feira, 19, a suspensão do programa de sorteio de vistos de residência permanente, o chamado green card. A decisão ocorre após o suspeito dos tiroteios na Universidade Brown e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) ter obtido o direito de viver no país por meio desse programa.

A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, anunciou em publicação na rede social X que, a pedido de Trump, está coordenando a suspensão do programa junto ao Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA.

“Este indivíduo hediondo nunca deveria ter tido permissão para entrar em nosso país”, afirmou Noem, referindo-se ao cidadão português Claudio Neves Valente, que conquistou o status de residente permanente legal em 2017.

Valente, de 48 anos, é apontado como responsável pelo ataque na Universidade Brown, que resultou na morte de dois estudantes e deixou outros nove feridos, além do assassinato de um professor de física do MIT. Ele foi encontrado morto na noite de quinta-feira, 18, e as autoridades acreditam que tenha cometido suicídio.

O programa de vistos de diversidade concede até 50 mil green cards por ano, por meio de sorteio, a pessoas de países com baixa representatividade nos Estados Unidos, muitos deles africanos. Criado pelo Congresso, o programa pode agora ser alvo de contestações judiciais diante da suspensão.

Para a edição de 2025, quase 20 milhões de pessoas se inscreveram na loteria de vistos, com mais de 131 mil selecionadas, incluindo cônjuges. Após a seleção, os candidatos passam por rigorosa verificação antes de serem admitidos no país. No caso de Portugal, apenas 38 vagas foram destinadas a cidadãos do país.

Os contemplados pela loteria são convidados a solicitar o green card, sendo entrevistados nos consulados e submetidos aos mesmos critérios e verificações dos demais solicitantes.