ECONOMIA INTERNACIONAL

Índice de confiança do consumidor alemão cai para -26,9 em janeiro, aponta GfK

Pesquisa indica pessimismo das famílias na Alemanha, com queda na intenção de consumo e perspectivas econômicas desfavoráveis.

Publicado em 19/12/2025 às 07:28
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A confiança do consumidor na Alemanha deve registrar nova queda em janeiro, refletindo o menor apetite das famílias para realizar compras diante das expectativas de queda na renda e de uma economia estagnada.

Segundo pesquisa do instituto GfK em parceria com o Nuremberg Institute for Market Decisions (NIM), divulgada nesta sexta-feira, o índice de confiança do consumidor alemão está projetado para -26,9 pontos em janeiro, abaixo do patamar revisado de -23,4 pontos em dezembro.

O resultado de dezembro surpreendeu analistas consultados pela Factset, que previam uma melhora do índice para -18 pontos.

O GfK e o NIM utilizam dados do mês atual para projetar a confiança do consumidor para o mês seguinte.