Tecnologia a favor da ancestralidade
Pesquisadores desenvolvem soluções tecnológicas para facilitar a coleta sustentável da castanha-do-brasil na floresta amazônica.
Pesquisadores na Amazônia estão investindo em soluções tecnológicas inovadoras para aumentar a eficiência e diminuir o esforço físico dos coletores de castanha-do-brasil.
Entre as novidades, destacam-se o uso de tirolesas para transportar sacos pesados e o desenvolvimento de cestos ergonômicos, que visam reduzir a sobrecarga nas costas dos trabalhadores. O principal destaque é um aplicativo em desenvolvimento pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apelidado de "Waze da floresta". Adaptado ao contexto amazônico, o sistema permitirá ao usuário inserir informações sobre localização de rios, castanheiras e características do terreno. Com esses dados, o aplicativo calculará e indicará a melhor rota logística para o transporte das castanhas, do ponto de coleta ao destino final.
O objetivo é unir a tecnologia de roteamento otimizado ao uso das tirolesas, promovendo uma coleta mais sustentável e menos exaustiva para as comunidades. Para aprofundar o tema, Thaiana de Oliveira e Rafael Costa conversam com Katia Emidio, pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental, e Patricia da Costa, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente. O programa está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.