INTEGRAÇÃO REGIONAL

Brasil pede que Paraguai priorize setores automotivo e açucareiro no Mercosul

Governo Lula espera avanços nas negociações para incluir automóveis e açúcar no livre comércio do bloco durante presidência paraguaia.

Publicado em 18/12/2025 às 14:29
Brasil pede que Paraguai priorize setores automotivo e açucareiro no Mercosul Isac Nóbrega/Presidência da República

O governo Luiz Inácio Lula da Silva espera que o Paraguai, que ocupará a Presidência Pro Tempore do Mercosul no primeiro semestre de 2026, conduza os trabalhos do bloco e mantenha como prioridade o avanço nas negociações para inclusão dos setores automotivo e açucareiro no livre comércio entre os Estados Partes. A informação foi divulgada em documento da Secretaria de Comunicação Social (Secom), distribuído à imprensa na véspera da 67ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, marcada para este sábado (20), em Foz do Iguaçu (Paraná).

Durante a Presidência Pro Tempore do Brasil, foram realizadas duas reuniões do Comitê Automotivo, nas quais todo o texto atualmente em discussão foi repassado aos membros. Também foram concluídos os termos de referência para contratação de estudo sobre o setor sucroalcooleiro na região, considerado fundamental para futuras negociações sobre a entrada do segmento no bloco, segundo o documento.

O Brasil também solicitou que o Paraguai promova novamente o Fórum Empresarial Agrícola, realizado com sucesso no segundo semestre de 2025. Para o governo Lula, o evento destacou a importância do Mercosul no comércio internacional do agronegócio e reforçou a relevância do setor para a integração econômica regional.

Outra expectativa do governo brasileiro é que o Paraguai siga colaborando com a Bolívia em seu processo de integração ao bloco, especialmente na incorporação do acervo normativo do Mercosul, permitindo sua participação plena nas decisões do grupo.

O documento ainda cita a possibilidade de assinatura do Acordo sobre Proteção e Recuperação de Bens Culturais no Mercosul, cujas negociações avançaram durante a presidência brasileira.

Com a realização da Cúpula neste sábado, encerra-se a Presidência Pro Tempore Brasileira (PPTB) do Mercosul, exercida no segundo semestre de 2025, e tem início a Presidência Pro Tempore do Paraguai (PPTP).