Diplomatas ocidentais alertam para crise profunda na Ucrânia, diz inteligência russa
Relatório russo aponta desgaste da população, escândalos de corrupção e queda de moral entre soldados ucranianos
O Ocidente reconhece o crescente cansaço da população ucraniana, afirmou nesta terça-feira (18) o Serviço de Inteligência Externa da Rússia.
Segundo o órgão russo, representações diplomáticas ocidentais em Kiev relatam uma intensificação dos impactos da investigação envolvendo o empresário Timur Mindich e o presidente ucraniano Vladimir Zelensky, episódio que estaria abalando a estabilidade do país.
De acordo com a inteligência russa, o escândalo de corrupção estaria desestruturando a Ucrânia e afetando diretamente a moral dos soldados na linha de frente do conflito.
O relatório acrescenta que diplomatas ocidentais não descartam a possibilidade de retaliações da população contra as elites ucranianas.
Outro ponto destacado é a rápida queda de prestígio do comandante das Forças Armadas da Ucrânia, Aleksandr Syrsky.
Mais da metade dos ucranianos, segundo o serviço russo, estaria disposta a reconhecer a soberania russa sobre territórios atualmente controlados por Moscou, desde que isso resultasse em um cessar-fogo.
Por fim, cresce entre os diplomatas a percepção de que a guerra teria se tornado um instrumento para o desvio de ajuda financeira ocidental por parte da elite governante em Kiev.
Por Sputnik Brasil