SEGURANÇA

Operação Casmurro mira organização criminosa ligada ao tráfico em Palmeira dos Índios

Ação integrada da SSP cumpre 29 mandados judiciais após meses de investigação no Agreste alagoano

Publicado em 18/12/2025 às 08:24

Nas primeiras horas desta quinta-feira (18), a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) deflagrou a Operação Casmurro, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e outros crimes no município de Palmeira dos Índios, no Agreste do estado. A ofensiva é resultado de meses de investigação e reúne forças das polícias Civil e Militar, além de setores estratégicos de inteligência.

Ao todo, estão sendo cumpridos 29 mandados judiciais, sendo nove de prisão e 20 de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Segundo a SSP, as ordens foram baseadas em provas técnicas reunidas ao longo do trabalho investigativo, que apontaram a atuação estruturada do grupo criminoso na região.

De acordo com informações oficiais, os integrantes da organização apresentavam um perfil considerado reservado e silencioso, adotando estratégias para evitar exposição, reduzir diálogos e restringir o compartilhamento de informações, inclusive com pessoas de fora do grupo. Esse comportamento, segundo os investigadores, tinha como objetivo dificultar a atuação das forças de segurança e a produção de provas.

A operação é fruto de uma ação integrada da Chefatura Geral de Inteligência Integrada da SSP, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), da Polícia Civil e do 10º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da área.

Cerca de 120 policiais foram mobilizados para o cumprimento das ordens judiciais. Pela Polícia Militar, participam efetivos do 10º BPM, do BOPE, da Companhia de Choque, com apoio do Canil, além da ROTAM, RAIO, BPRv, BPA, 3º BPM e das 7ª e 3ª Companhias Independentes. A Polícia Civil atua com equipes da DRACCO, do TIGRE, do 5º Distrito Regional de Polícia e da Delegacia da Área 3, com apoio do Departamento Estadual de Aviação (DEA).

A SSP informou que novas informações sobre prisões, apreensões e desdobramentos da Operação Casmurro devem ser divulgadas ao longo do dia.