PF prende 42 suspeitos de ligação com crime organizado do Pará em sete estados
Ação conjunta da Polícia Federal e Polícia Civil cumpre mandados em municípios paraenses e outros seis estados, desarticulando organização criminosa envolvida com tráfico e crimes ambientais.
A Polícia Federal e a Polícia Civil, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária do Pará, deflagraram nesta quarta-feira (17) uma operação que resultou em prisões e apreensões em 15 municípios do Pará, além dos estados do Maranhão, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Amapá e Rio de Janeiro.
Denominada Operação Coalizão, a ação prendeu 42 suspeitos de integrarem uma organização criminosa com atuação no Pará.
Segundo a PF, seis dos detidos são acusados de homicídio, e quatro prisões ocorreram em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e uso de documento falso.
Os investigados são apontados como integrantes de uma quadrilha envolvida com tráfico de drogas, extorsão e ataques contra agentes de segurança pública.
A bacia do Rio Solimões, uma das principais rotas do tráfico internacional de drogas no Brasil, é utilizada por essas organizações, que também impulsionam crimes ambientais, como desmatamento e garimpo ilegal na floresta.