POLÍTICA MONETÁRIA

Fed divulga novas diretrizes para incentivar inovação no setor bancário

Banco central dos EUA substitui política de 2023 e permite maior flexibilidade para bancos estaduais desenvolverem produtos inovadores.

Publicado em 17/12/2025 às 20:02
Federal Reserve Depositphotos

O Conselho do Federal Reserve (Fed) anunciou nesta quarta-feira, 17, a retirada de uma nota de política de 2023 e a publicação de uma nova declaração sobre o tratamento de determinados bancos supervisionados pelo órgão, com o objetivo de facilitar a inovação responsável no sistema financeiro.

Em 2023, o Fed havia emitido uma diretriz que restringia os bancos membros estaduais supervisionados pelo Conselho às mesmas atividades permitidas a bancos supervisionados por outras agências reguladoras federais. Desde então, tanto o sistema financeiro quanto a compreensão do banco central sobre produtos e serviços inovadores evoluíram.

"Como resultado, a declaração de política de 2023 não é mais apropriada e foi retirada", informou o Fed em comunicado.

Para a vice-presidente de supervisão do BC, Michelle Bowman, "novas tecnologias oferecem eficiências aos bancos e produtos e serviços aprimorados aos clientes bancários". Ela acrescentou: "Ao criar um caminho para produtos e serviços inovadores e responsáveis, o Conselho está ajudando a garantir que o setor bancário permaneça seguro e sólido, além de moderno, eficiente e eficaz".

Com a nova declaração, bancos membros estaduais supervisionados pelo Conselho — sejam segurados ou não — passam a ter uma via formal para se envolver em determinadas atividades inovadoras, impulsionando o desenvolvimento do setor.

Foto: https://depositphotos.com/