Waymo e Tesla intensificam disputa pelo mercado global de robo-táxis
Waymo busca novo aporte bilionário enquanto Tesla aposta em produção em massa e tecnologia própria para liderar setor de veículos autônomos.
A corrida pelo domínio do mercado de robo-táxis está cada vez mais acirrada entre Waymo e Tesla. Nesta terça-feira, a CNBC revelou que a Waymo, empresa de direção autônoma controlada pela Alphabet, está em processo de captação de US$ 15 bilhões em novos investimentos, o que pode elevar seu valor de mercado para até US$ 110 bilhões.
Apesar de ser controlada pela Alphabet, a Waymo conta com outros investidores em seu negócio de robo-táxis, que já opera em cinco grandes cidades — São Francisco, Los Angeles, Austin, Phoenix e Atlanta — e planeja expandir para mais de uma dúzia de novos mercados, incluindo Nova York, Miami, Londres e Tóquio.
A ampliação da operação exige uma frota maior de veículos, o que demanda recursos significativos. Neste aspecto, a Tesla leva vantagem: a empresa de Elon Musk é capaz de produzir milhões de carros por ano, todos já equipados com o hardware necessário para rodar sua mais avançada tecnologia de direção autônoma.
Mesmo assim, a Waymo mantém forte presença e já realiza mais de 450 mil corridas totalmente autônomas por semana. Além disso, conta com o respaldo financeiro da Alphabet para sustentar sua expansão global.
Fonte: Dow Jones Newswires.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.