Congonhas amanhece lotado após mudanças no tempo e cancelamentos de voos
Aeroporto na zona sul de São Paulo registra filas após frente fria causar cancelamentos; operação está normalizada nesta manhã.
O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, amanheceu lotado nesta quarta-feira, 17, após uma sequência de cancelamentos de voos provocados por condições climáticas adversas. Seis voos foram cancelados na noite de terça-feira, 16. Segundo a administradora do terminal, a operação foi normalizada nesta manhã.
“A Aena informa que o Aeroporto de Congonhas opera normalmente nesta quarta-feira, 17, sem impacto por conta das condições meteorológicas. Não há chegadas ou partidas canceladas de voos programados para até às 7h”, informou a concessionária.
A capital paulista amanheceu com céu encoberto, chuva e temperaturas amenas devido à chegada de uma frente fria vinda do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas intensas e ventos entre 40 km/h e 60 km/h.
No início do dia, os termômetros marcavam 16°C, e a máxima prevista não ultrapassa os 21°C. Apesar da frente fria começar a se afastar, a circulação de ventos úmidos do oceano mantém o tempo instável, com céu encoberto, garoa e chuviscos ao longo do dia.
De acordo com a Aena, os seis cancelamentos de voos — uma chegada e cinco partidas — ocorreram na terça-feira por conta do mau tempo.
“Toda a infraestrutura operacional do Aeroporto de Congonhas está disponível, assim como todos os serviços para atendimento aos passageiros”, ressaltou a concessionária, que orienta os passageiros a consultarem as companhias aéreas antes de se deslocarem ao aeroporto.
Transtornos causados pela chuva
Na terça-feira, 16, a Defesa Civil emitiu alerta severo para tempestades, com previsão de chuva forte nas regiões oeste, leste, central e parte da zona sul da capital. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos.
Os temporais provocaram alagamentos intransitáveis no Túnel João Paulo II e na Avenida Santo Amaro. Houve transbordamento de córregos na zona leste e interrupções na Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Outros municípios do Estado, incluindo cidades do litoral paulista, também registraram transtornos devido às fortes chuvas. Em Ilhabela, duas pessoas morreram.