Lula edita MP e libera R$ 6 bilhões do BNDES para compra de caminhões
Medida Provisória publicada no Diário Oficial prevê crédito para aquisição de caminhões novos e seminovos, com critérios de sustentabilidade.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou a Medida Provisória 1.328, destinando R$ 6 bilhões em linhas de financiamento do BNDES para a compra de caminhões novos ou seminovos por pessoas físicas e jurídicas. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite desta terça-feira, 16.
De acordo com a MP, as linhas de financiamento deverão seguir critérios de conteúdo nacional mínimo e de sustentabilidade ambiental, social e econômica, conforme definido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Nos financiamentos para caminhões novos, apenas veículos de fabricação nacional credenciados no sistema CFI do BNDES poderão ser contemplados. Já para caminhões seminovos, o crédito estará disponível exclusivamente para transportadores autônomos de cargas e pessoas físicas associadas a cooperativas de transporte rodoviário de cargas.
A medida também altera a MP 1.314, de 5 de setembro de 2025, permitindo a liquidação de operações contratadas entre 1º de julho de 2024 e 30 de junho de 2025, inclusive aquelas renegociadas ou prorrogadas, por meio da linha de crédito rural prevista na referida norma.